Ter veículos em condições plenas de rodar pode fazer com que a empresa economize em diferentes aspectos.
Benefícios de uma boa manutenção
O primeiro e principal deles é financeiro. Para você não é mais barato realizar uma as revisões em dia e trocar as peças necessárias do que ter que lidar com o imprevisto de um veículo quebrado? Uma manutenção bem feita reduz significativamente o risco de acidentes, o que acarreta em menores chances de danos a profissionais, equipamentos ou cargas.
Além desses dois pontos importantíssimos, uma frota bem cuidada também perde menos valor, o que mantém o valor de sua empresa em alta.
Mas como saber qual manutenção preciso realizar?
Atualmente existem 3 tipos de manutenção a se realizar em um veículo.
Manutenção corretiva: Feita quando uma peça estraga ou o veículo se encontra sem condições de rodar. Costuma ser a mais cara para uma empresa. Normalmente quando isso acontece isso afeta diretamente a eficiência e acaba sobrecarregando a operação da empresa.
Manutenção preventiva: Recomendada para troca e revisão de peças a partir de um determinado período ou quantidade de quilometro rodado. Para algumas empresas isso pode ser ineficiente, pois as vezes os componentes foram menos gastos do que o previsto e não precisam ser trocados.
Manutenção preditiva: Com a ajuda da telemetria veicular, alguns dispositivos são capazes de coletar os dados do veículo, possibilitando uma boa visão do estado do carro.
Como obter ainda mais benefícios na manutenção?
Uma ótima estratégia para auxiliar na gestão de manutenção da sua frota é realizar treinamentos com seus motoristas. Condutores conscientes ajudam a aumentar a vida útil dos veículos, reduzindo custos com reparos e a não deixam que problemas operacionais atrapalhem a produtividade da sua empresa.
Dicas do que pode ser abordado no treinamento
- Direção defensiva
- Cuidados com pneus
- Como usar o câmbio de maneira adequada
- Regulagem do retrovisor